Código do Produto: OQO-978-84-96573-41-3
Disponibilidade: Em Stock

O Tom ratão e a rata Tomasa

14,00€

ISBN 978-84-96573-41-3

O Tom Ratão foi visitar a sua amiga Tomasa. Que alegria na celebração! Venha vinho, venha toucinho e mais vinho… e o Tom Ratão caiu redondo no bidão. “Ai que desgraça!”, gritou Tomasa. Vestiu-se de luto e trancou a casa; e contou a sua dor à cozinheira; e a cozinheira à panela; e a panela à fonte… Até o céu se entristeceu com a notícia mas, no final, algo insólito aconteceu… e todos recuperaram a alegria.

Com uma narração ágil, jogando com as rimas e com a estrutura acumulativa, Marisa Núñez oferece-nos uma versão original, com humor e argúcia. Inspirada no acontecimento fatal de um conto tradicional do Brasil, Dona Baratinha (O Dom Ratão ia casar-se com a Dona Baratinha e morreu cozido no feijão…), com versões portuguesas bem conhecidas entre nós (A Carochinha e o João Ratão), a autora toma emprestada uma pequena parte da trama e desvia os acontecimentos em direcção a um desenlace bem diferente. Entre gestos que manifestam rituais funerários ancestrais, comuns a distintas culturas (quebrar panelas, vestir-se de luto), a natureza ganha forma sensível: a fonte cala-se, a árvore tira o seu manto, os pássaros despem-se… uma série de acontecimentos encadeados que nos levam mais além do mundo da palavra para revelar o mistério dos afectos. Finalmente, o céu chora, derramando a energia vital sobre a terra e, como por artes de magia, o que se adivinhava como tragédia, acabará por fazer florescer um sorriso em cada leitor. Com ressonâncias de conto tradicional de final feliz, esta obra dá pistas sobre a intensidade dos afectos, da amizade, da vida; valores que persistiram ao longo do tempo e que nunca é demais relembrar.

Alessandra Cimatoribus, ilustradora italiana que com este livro se apresenta pela primeira vez ao público português, consegue, através de um estilo pictórico fresco e inovador, um cenário criativo em que joga com as texturas.

Texto de Marisa Núñez, a partir de um conto popular brasileiro

Ilustrações de Alessandra Cimatoribus

Tradução Dora Batalim Sottomayor

 

Páginas 36 págs

Encadernação cartonado

Medidas 25x23 cm

Publicacão março 2006

Produtos Relacionados

ENTREGAS RÁPIDAS

PARA PORTUGAL CONTINENTAL

PAGAMENTOS SEGUROS

×

PAGAMENTOS SEGUROS

COMPRE DE FORMA FÁCIL E SEGURA

PORTES DE ENVIO GRÁTIS

×

PORTES DE ENVIO GRÁTIS

EM COMPRAS SUPERIORES A 69,99€

PRECISA DE AJUDA?

×

PRECISA DE AJUDA?

geral@planetadidactico.pt

×
×
×
×