Código do Produto: OQO-978-84-9871-342-8
Disponibilidade: Em Stock

ISBN 978-84-9871-342-8

De repente, o bebé desatou a chorar. Óscar embalou-o, pegou-lhe ao colo… mas ele não parava de chorar. Cantou-lhe uma canção de embalar, passeou-o pela casa… Não serviu de nada! Então Óscar pensou: Este bebé tem fome… Procurou na cozinha, mas o frigorífico estava vazio.

Esta história de Charo Pita e Madalena Matoso versa sobre a revalorização da amamentação materna que aparece contextualizada como parte intrínseca da vida das crianças, das suas famílias e da sociedade.

O olhar inocente do pequeno protagonista recorda-nos a magia que existe em muitas manifestações da vida ? como a possibilidade de amamentar ? e das quais os adultos não são plenamente conscientes por serem tão habituais.

E, olhando para as compras com curiosidade, pensou: Que trará ela para dar de comer ao bebé? A tia Elisa pousou os sacos, sentou-se no sofá e abraçou o bebé, que não parava de chorar. Depois desabotoou a blusa. Então, o bebé calou-se e começou a comer. — MAGIA! – disse o avô.

As crianças vivem num eterno presente. É difícil para elas situar-se num futuro que vá mais para além do amanhã e o passado limita-se ao ontem. Por isso, é fácil compreender que, para dar de comer ao bebé, Óscar recorra aos produtos que fazem parte da sua alimentação atual (bolos, cenouras, ovos, sardinhas, presunto).

Deste modo, o seu périplo torna-se divertido e, ao mesmo tempo, comovente porque Charo Pita nos apresenta um menino que se esforça por ajudar um ser que nem sequer compreende e, apesar disso, não desiste.

O Óscar a que Madalena Matoso dá vida transmite na perfeição a ternura que desperta a sua responsabilidade e a solidariedade espontânea e encantadora. “Simpatizei muito com ele. Fica com o bebé e não descansa enquanto o bebé não está feliz de novo. É uma personagem de quem é fácil gostar!”, admite.

A ilustradora portuguesa já tinha dado vida a uma criança no seu último trabalho para a OQO editora Os mil brancos dos esquimós, terceiro Prémio para o Livro Melhor Editado 2009 pelo Ministério da Cultura de Espanha e também merecedor de duas menções nos Prémios Visual VIII Edição, nas categorias de livro infantil e ilustração.

Tal como noutros trabalhos realizados para a OQO (Quem roubou a Lua?) Madalena Matoso optou pela colagem, uma técnica que repete porque: “É como um jogo. Fascina-me o modo como funcionam entre si as texturas e a ligação entre as cores. Acaba por se formar um todo composto por microelementos”, argumenta.

Neste álbum utilizou selos, etiquetas, códigos de barras, letras adesivas e até um saco grande de pão, “com uma bonita impressão azul”, destaca a ilustradora. Para além disso, alguns dos papéis recortados para as colagens tinham sido impressos em serigrafia.

As imagens são simples e coloridas, se bem que se destaca a presença de tons de vermelho, de verde e de cinzento.

Neste terceiro projeto para a OQO, Matoso procurou que as suas composições fossem coerentes com a história. Esta decorre essencialmente em dois cenários: dentro de casa (princípio e final do livro) e nos diferentes lugares onde Óscar vai ao longo da história, tentando conseguir alimento para o bebé. Ao procurá-lo em cada um dos exteriores, apoiou-se em pormenores que situam claramente o leitor numa padaria, numa peixaria, numa horta e num talho.

Nas cenas da casa, as ilustrações não se tornam repetitivas, apesar de jogar com a dificuldade de serem as mesmas personagens nos mesmos locais. Para resolver isso decidiu que, nas imagens finais, se devia “explorar mais as emoções”, o que não é em vão, é quando se produz a magia! que pareceu a Óscar, claro, maravilhosa.

 

Texto de Charo Pita

Ilustraçãos de Madela Matoso

Tradução Dora Batalim Sottomaior

 

Páginas 36 págs.

Encadernação cartonado

Medidas 25x23 cm

Publicacão setembro 2012

Produtos Relacionados

ENTREGAS RÁPIDAS

PARA PORTUGAL CONTINENTAL

PAGAMENTOS SEGUROS

×

PAGAMENTOS SEGUROS

COMPRE DE FORMA FÁCIL E SEGURA

PORTES DE ENVIO GRÁTIS

×

PORTES DE ENVIO GRÁTIS

EM COMPRAS SUPERIORES A 69,99€

PRECISA DE AJUDA?

×

PRECISA DE AJUDA?

geral@planetadidactico.pt

×
×
×
×